Engole o choro, menina!

Não foi nada, esse machucado nem doeu! 

Meninos não choram… 

Não chore, seja forte…

Você já deve ter ouvido essas frases ou talvez já tenha falado algumas delas o seu filho (a).
Quando aprendemos a engolir o choro, evitamos o contato com a tristeza, com a frustração, com a dor… Mas esses sentimentos também são importantes para o processo de desenvolvimento da criança e também do adulto.
Você já percebeu que depois que você chora, sente um certo alívio. Às vezes, o relaxamento é tão potente que até dormimos? Com a criança não é diferente. O que acontece é que nós adultos, às vezes, julgamos o motivo do choro como bobo ou sem importância.
Mas para a criança, o que ela está sentido é muito importante.
Por exemplo, se ela caiu e se machucou. Não devemos dizer que não foi nada. Foi, sim, e está doendo! No lugar, podemos dizer:
– “Sei que está doendo, mas já vou cuidar disso e daqui a pouco vai melhorar!”
– “Amor, sei que agora você está triste, mas estou aqui do seu lado para te dar um abraço bem forte, logo logo você ficará bem!”
– “Sei que está bravo. Eu também fico assim de vez em quando, mas agora você não ganhará o que está pedindo.”
– “Eu também já me senti assim e foi muito bom quando conversei com alguém. Você pode me contar o que está acontecendo. Sempre poderá confiar em mim.”
Essas frases auxiliam a criança a entrar em contato com a tristeza ou com o choro. Elas ajudam a fortalecer a autoestima. Permitem que a criança lide melhor com as frustrações e dores. Fazem com que os pequenos enxerguem as situações difíceis com mais força.
Acolher o choro, e não impedi-lo, estreita os laços entre pais e filhos, possibilita que o filho tenha confiança nos pais. Assim, lá na frente, os filhos se sentirão confortáveis em contar o que se passa dentro deles, sem ter o medo de que seus sentimentos sejam menosprezados.
Os olhos são as janelas da alma, sendo assim, chorar ajuda a lavar a alma para que possamos enxergar melhor as situações.

Deixe um comentário

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.